oriGIn apresenta hoje em Bruxelas – por ocasião do 50.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a UE – os resultados do seu Painel “Tendências das IGs 2025”.
O Painel 2025 analisou 28 IGs de diferentes dimensões económicas e sectores (agrícola, vinhos, bebidas espirituosas e artesanato), de 17 países dos 5 continentes. Representam um volume de negócios combinado de cerca de 75 mil milhões de euros, 58 mil milhões de euros de exportações (77%), 587.000 empregos diretos e 929.000 km2 de território.
“Apesar da incerteza comercial e geopolítica, a nossa pesquisa mostra que o sector de IGs permaneceu resiliente em 2024. A maioria das IGs manteve, ou expandiu, a sua força de trabalho, vendas e investimentos em promoção, reflectindo adaptabilidade e visão de longo prazo. Entretanto, o sector das IGs entra em 2025 com expectativas cautelosas. No que respeita ao tema das tendências para 2025, seleccionámos a interacção entre as IGs e o turismo. Os números são impressionantes: a média anual de 32,3 milhões de visitantes corresponde aproximadamente à população de países como o Peru ou a Polónia. O turismo representa uma alavanca de marketing para as IGs, uma vez que os consumidores procuram cada vez mais a ‘experiência’ e a ‘emoção’”, afirma o Presidente da oriGIn Riccardo Deserti.
“Por ocasião do 50.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a UE, a oriGIn reafirma o seu apoio ao multilateralismo nas relações internacionais, e ao comércio em particular, para garantir que as IGs continuam a prosperar nos mercados nacionais e internacionais, em benefício dos produtores, transformadores, comerciantes e consumidores. Para continuar a assegurar o seu potencial de desenvolvimento, as IGs necessitam de um sistema de comércio internacional livre e baseado em regras “, conclui Deserti.
Leia o relatório completo aqui
Leia mais sobre o inquérito do painel “Tendências das IG” da oriGIn aqui
Leia mais sobre a política e a defesa da oriGIn aqui